terça-feira, 1 de abril de 2014

Cardápio romântico para quem não sabe cozinhar


Cardápio romântico para quem não sabe cozinhar

POST POR LUCIA LAUREANO ÀS 00:01 EM CULINÁRIALUCIA LAUREANO
No último dia 16/07, segunda feira, eu e Fabio completamos 8 anos casados. Bodas de Papoula ou Barro, segundo a minha amiga Roberta Molica. Vamos combinar que com 2 filhos pequenos, 2 trabalhos distintos e me mudando, (Opa! Contei o meu segredo!) fica difícil manter o romantismo! Ainda mais quando o dia especial, cai bem na segunda.
Eu sempre fui super mega hiper romântica! Não posso me entregar assim tão fácil, não é mesmo? Não ia ser uma segunda chuvosa que ia me vencer! Fui do trabalho direto para o supermercado. Andando pelos corredores do Pão de Açúcar, fui decidindo o cardápio. Escolhi alguns queijos, uma pastinha e algumas torradas, depois agarrei um sorvete Häagen-Dazs de doce de leite. Precisava combinar o sorvete com alguma outra coisa para que ele se tornasse uma sobremesa incrementada e ao dar de cara com um pote de doce de leite, tive certeza, era ele! Lembrei neste meio tempo, que minha irmã faz uma massa ao funghi que o Fabio adora. Liguei para ela, peguei a receita e fui pra casa com tudo na mão.
Comecei a minha experiência gastronômica pela sobremesa, afinal os ingredientes não permitiriam que o resultado fosse ruim. A receita saiu da minha cachola, meio inspirada em uma sobremesa do restaurante Fiorino, que eu amo de paixão. Batizei minha sobremesa de “Gelato da Lucia”. Quem quer a receita levanta a mão!
Gelato da Lucia
Ingredientes:
Doce de leite de boa qualidade (dos mais escurinhos);
Cookie de chocolate;
Sorvete de doce de leite Häagen Dazs;
Lascas de amêndoas.
Forma de fazer:
Escolha taças de cristal com a boca bem aberta, forre o fundo com o doce de leite. Em um prato, triture os cookies com a mão, deite o biscoito triturado sobre o doce de leite na taça.
Deixe o sorvete fora da geladeira até que fique com a consistência mais mole, só nesta textura você conseguirá transferi-lo para as taças, sem amassar e desarrumar os ingredientes de baixo. Coloque lascas de amêndoa para decorar e leve ao congelador.
 IMG_5905 IMG_5906
  IMG_5907 IMG_5911
IMG_5917           
Eu atesto, a combinação de sabores é absolutamente inacreditável!!!! Sem contar que a apresentação na taça dá um show, né?!
Neste ponto eu já estava empolgadíssima, para seguir nos próximos passos do meu jantar romântico. Resolvi começar a preparar as entradas, assim se o Fabio chegasse antes do término das atividades gastronômicas, abriria o vinho e enquanto eu terminava o jantar e nós poderíamos conversar e nos despedir da nossa cozinha linda.
Lembrei de uma reportagem da revista Casa e Comida e peguei uns palitinhos de sorvete, sobras de atividades escolares das crianças, escrevi em caneta vermelha o nome de cada queijo e espetei os palitos nos queijos! Idéia simpática e barata, que eu já estava há um tempão para implementar, mas só saiu do papel no dia em que me vi praticamente sem louças especiais e foforices, já que quase tudo já foi para a casa nova . Só esclarecendo, a bandeja de espelho, por um milagre dos céus, estava na casa velha, pois não coube na caixa!!! Me fala se Papai do céu não está sempre do meu lado?!
IMG_5922
IMG_5925
Usei um copo de porcelana para os grissinis, um pote de manteiga para a pastinha e improvisei outro pote para as torradas. Estava pronto o nosso prato de belisquetes.
IMG_5932
No meio disso tudo foi hora de parar, atender a solicitação do eletricista que estava na obra, ir até a loja de materiais de construção mais próxima, ainda aberta às 8 da noite, entregar o material no apartamento novo e voltar para a cozinha. E tem gente que ainda duvida das emoções da minha louca vida…
De volta à cozinha, foi hora de preparar nosso prato principal, uma massa que até então eu não conhecia, chamada Trine. O molho foi ao fungui, com base na receita da Fê. A massa é super fofa, parece um babadinho, não resisti quando dei de cara com ela no mercado, achei perfeita para o meu jantar romântico! Vamos parar de enrolar e bora pra receita?
Trine ao cogumelo da tia Fê
Ingredientes:
1 pacote de massa Trine
100g de Shiitake fresco;
200g de Shimeji fresco;
75 ml de shoyu;
1 caixa de creme de leite;
Azeite para refogar.
Forma de fazer:
Comece colocando uma espagueteira no fogo com água, sal e um fio de azeite. Retire os cabos do Shiitake e os fatie bem fininho, tire os Shimeji do bouquê um a um, os que forem grandes pique na ponta da faca. Coloque a massa na água fervendo e cozinhe al dente. Em uma frigideira grande, dê uma refogada nos cogumelos com azeite, acrescente o Shoyu, deixe reduzir um pouco. Acrescente o creme de leite. Integre a massa e molho com cuidado para não partir as longas fitas do Trine. Sirva imediatamente.
IMG_5939
IMG_5952
IMG_5956
IMG_5958
IMG_5960

Jantar feito do início ao fim e com interrupções em 2 hora, por alguém que não sabe cozinhar. Juro juradinho!!!!
O vinho escolhido para a noite foi um lote 43, comprado na viagem que fizemos ao vale dos vinhedos, quando Gui era um bebêzinho de 11 meses. Sem dúvida um vinho delicioso e especial, mais ainda pra nós.
IMG_5937
Na mesa, só o que ainda não foi para a casa nova.  Toque especial dado pela passadeira verde de bolinhas pink, da minha amiga do coração Bianca Texeira, que mesmo sem saber tá sempre me ajudando.
IMG_5945
IMG_5950
IMG_5962
IMG_5962
IMG_5968
E foi assim o nosso jantar romântico… Criancinhas na casa da vovó, comida gostosa na mesa e um vinho especial para celebrar o aniversário de uma família linda, que começou a acontecer há 8 anos atrás.
Parabéns meu amor! Que venham mais 8! Que venham muitos 8, porquê eu quero viver muitas alegrias ao seu lado e sou muito feliz assim!
Por hoje chega não é pessoal? Encontro vocês na próxima quinta e conto mais detalhes sobre a nossa nova morada!
Beijo e até semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário