terça-feira, 1 de abril de 2014

Barra de Cereal Caseira

Barra de Cereal Caseira

Vamos à receita?
Você vai precisar de:
1 xícara de uvas passas claras;
1 xícara de uvas passas escuras;
1/3 de xícara de damascos secos;
1 xícara rasa de açúcar light;
1/3 de xícara de pasta de amendoim sem açúcar;
3 colheres de sopa de mel;
3 colheres de sopa de água;
1 xícara de aveia em flocos;
1 xícara de farelo de aveia;
1 colher de chá de canela em pó;
1 colher de chá de sal.

Como fazer:
Misture em uma tigela todos os ingredientes secos, misture em outra tigela os ingredientes molhados. Junte as duas misturas e mexa com as mãos até que a consistência seja mais pastosa, agregando bem todos os ingredientes.
IMG_9817
Forre uma assadeira com papel manteiga. Unte o papel com pincel e óleo de canola (se você não fizer isso, vai ter dificuldade de descolar as barrinhas do papel quando prontas). Vá colocando a mistura no fundo da forma, prensando bem, para que os ingredientes fiquem bem compactados – este é o pulo do gato para não quebrar ao tirar da forma.
IMG_9822
Massa pronta, antes de ir para a forma

IMG_9823
Massa sendo prensada na forma, com papel manteiga untado.

IMG_9825
Tabuleiro pronto para entrar no forno
Leve a assadeira ao forno até ficar dourado. Retire e deixe esfriar, depois de frio, coloque uns minutinhos na geladeira, para que as barrinhas fiquem mais firmes. Corte com uma faca e retire delicadamente cada uma do papel. Usei o próprio papel manteiga para embalar as barrinhas e amarrei com um cordão rosa. Ficou fofo!
IMG_9827
Barrinhas cortadas
IMG_9680
Embaladas e prontinhas para oferecer aos amigos!!!
IMG_9681
Minhas barrinhas de cereal!
Esta é a segunda tentativa da receita. Na primeira, como não havia encontrado a pasta de amendoim no mercado – a pasta de amendoim não é muito fácil de se encontrar por aqui, eu comprei no supermercado zona sul e mesmo assim, só consegui na segunda tentativa! – substituí por io-iô crem sabor chocolate e no lugar da aveia e das passas separadas, escolhi usar granola pronta. A receita também ficou uma delícia, lembrando o gosto de amendoim caramelado de barraquinha de rua, mas como ficou mais durinha, ficou quebradiça para cortar e desenformar. Acho que para esta receita dar certo, seria necessário incluir ½ xícara de pasta de amendoim na massa, além do io-iô cream de chocolate, pois é ela que dá o ponto e a macies para o corte!
De qualquer forma, dá para colocar castanha de caju, amendoim, pedacinhos de chocolate, enfim, o que você quiser! Basta diminuir a quantidade de frutas secas e ir fazendo suas próprias experiências! Ah! E por favor, não deixem de me contar suas descobertas e sugestões de ingredientes, ok?!
Levei as barrinhas para o trabalho e também distribuí em família e elas foram sucesso em todo lugar! Portanto, mão na massa e preparem-se para os elogios!!!!
Mil beijos,


Nenhum comentário:

Postar um comentário