sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Tortas rápidas



Tortas Rápidas para o Final de Semana



Torta "orrrrna" muito com final de semana porque é uma comida descompromissada, informal e o melhor: fácil de fazer! Separei 6 receitas que eu gosto bastante e tenho certeza que uma delas vai pintar aí pela sua cozinha. Para acessar as receitas clique nos links abaixo:


1-

Cheesecake Salgado

 |

Vi uma receita do Edu Guedes e  gostei bastante, mas resolvi adaptar porque, embora ele tenha dito que era bem levinho, levava quantidades grandes de manteiga e creme de leite. É muito fácil de fazer e fica bonito e saboroso.


Massa:
Coloquei no processador (se vc não tiver pode ser no liquidificador) 20 biscoitos salgados (usei o cereal mix integral da Triunfo), 1 colher (sopa) de azeite, 3 colheres (sopa) de manteiga derretida e 1 pitada de sal. Pulsei até virar uma farofinha. Forrei o fundo da forma, apertando com uma colher. A forma é aquela baixinha, própria para tortas, mas se você não tiver pode usar qualquer forma, de preferência de fundo/aro removível.

Recheio:
Também usei processador, mas dá para misturar até com uma colher ou espátula: 1 xícara de ricota, 2 colheres (sopa) de creme de leite, 2 ovos, 1 colher (café) de orégano, 1 colher (café) de sal, 50g de parmesão ralado. 
Eu usei uma ricota bem cremosa, se você estiver usando uma mais sequinha, acrescente 1 colher (sopa) a mais de creme de leite. O recheio tem que ficar um creme.
Distribua por cima da massa com cuidado pois ela não é uma massa com muita liga (fica uma farofinha mesmo, só depois de assar ela se une).

Cobertura: 
Fatias bem finas de tomate, pitadinha de sal e pimenta sobre eles, orégano e manjericão.

Leve ao forno pré aquecido em 220º por cerca de 45 minutos.

2-

Torta de Frango Express

 |

Mais uma vez adaptei a receita da famosa torta de liquidificador para conseguir uma torta pequena, que coubesse na forma de bolo inglês que tem 25cm X 12cm.

Eu tinha em casa um resto de frango refogado (mais ou menos 1 xícara) que sobrou desta receita --> aqui e eu congelei, mas você pode fazer com atum, sardinha, frios, com legumes, enfim, com o que você quiser.
Fiz uma massinha usando o batedor de arame (mas pode usar o liquidificador se quiser). Apenas misturei:

- 2 ovos
- 50ml de azeite de oliva
- 100 ml de leite
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 colher (café) de sal
- alho em pó e ervinhas secas de sua preferência (opcional)


Misture tudo coloque na forma untada e enfarinhada, espalhe o frango refogado por cima (coloquei umas azeitoninhas picadas também) e leve para assar em forno preaquecido em 200° até assar. Faça o teste do palitinho, enfie um palito no centro da torta, se sair limpo está assada.





Torta de Abobrinha e Calabresa

 |

Mais uma vez a torta de liquidificador salvou minha vida na véspera do supermercado, quando a geladeira está dando eco. Dessa vez eu bati  a massa na mão mesmo e usei apenas 2 ovos. A diferença é que ela ficou mais aerada. A receita da massa é essa aqui.


Para a cobertura usei uma abobrinha ralada (só descartei o miolo por ser muito mole), 1/2 cebola em fatia finas, 1/2 gomo de calabresa em cubos e 1 tomate sem semente picado. Tudo temperado com azeite, sal, pimenta e orégano.



Como fiz na forma de fundo removível precisei "embrulhá-la" com papel alumínio para a massa não escorrer por baixo. Sobre a massa coloquei umas lascas de parmesão, espalhei a cobertura e levei ao forno pré aquecido em 200º por uns 40 min. Ficou boa demais!




Torta Salgada com Massa de Arroz

 |

Nada de jogar fora as sobras de arroz, bora transformar em uma torta delícia! A massa fica bem levinha, saborosíssima! Fiquei encantada com o resultado! A foto não está ajudando porque foi de celular, já que a máquina estava embalada para a mudança, mas ficou tão boa que precisava dividir com vocês.

Ingredientes:
2 ovos
1 pote de iogurte natural
2 colheres (sopa) de leite
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
2 xícaras (chá) de arroz cozido
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó

Bata tudo no liquidificador. Você pode fazer de duas formas. Colocar metade da massa em uma forma untada e enfarinhada, colocar o recheio e cobrir com  a outra metade da massa ou colocar toda a massa e o recheio por cima (como eu fiz). Tanto faz. 


Recheio pode ser o que você quiser. Eu usei linguicinha calabresa (daquela fininha), refogada com cebola,  tomate, ervilha e 4 colheres (sopa) de molho de tomate. O recheio tem que estar frio para ser usado ok?

Leve para assar em forno preaquecido por cerca de 35 min, mas este tempo pode variai muito dependendo do seu forno. Eu abri o forno com 30 minutos, cobri a torta com fatias de muçarela, salpiquei orégano e voltei ao forno só para derreter. Poderia ter colocado tudo no início mas o queijo ia ressecar. Óia que maldade:
***Importante: essa massa rende pouco, eu fiz em uma assadeira pequena e mesmo assim ficou baixa. Essa quantidade serviria bem em uma forma tipo bolo inglês. Sugiro dobrar a receita.






Torta de Frango com Requeijão

 |

Eu já fiz um post só sobre essa massa que é maravilhosa! Também já postei uma torta de frango, mas na ocasião as fotos estavam feinhas e não faziam justiça ao incrível sabor dela. Hoje dei uma caprichadinha na torta e por isso vai rolar repeteco!

Massa:
3 xícaras de farinha de trigo;
1/2 xícara de margarina em temperatura ambiente;
1/2 xícara de óleo;
1/2 xícara de leite;
1 gema;
1 colher (sopa) de fermento em pó;
1 colher (café) de sal.

Misture tudo até ficar uma massa homogênea. Eu até consigo abrir essa massa com rolo, mas na hora de transportar para a forma de aro removível, ela quebra. Como ela é bem fácil de trabalhar eu vou tirando pedacinhos e acomodando no fundo e lateral da forma, apertando com as pontas dos dedos. Feito isso, é só colocar o recheio e cobrir.

Para o recheio: 
1 peito de frango desfiado;
1/2 cebola picada;
1/2 lata de milho verde;
1 pacotinho de caldo de calinha em pó (ou tablete);
2/3 de copo de requeijão cremoso;
3 colheres de queijo parmesão ralado;
Sal, pimenta e salsinha à gosto.

Refoguei a cebola na manteiga, acrescentei o peito de frango, o milho, polvilhei com o caldo de galinha e somei 1/4 de copo de água e deixei em fogo baixo por alguns minutinhos. Juntei o requeijão, o queijo parmesão, acertei o sal e acrescentei pimenta branca moída na hora. Por fim coloquei a salsinha picada.


Montagem:
Depois de ter coberto a forma no fundo e laterais com a massa, coloque o recheio que deve estar totalmente frio. Para cobrir você pode usar o restante da massa e fazer uma "tampa" lisa, ou treliçada (como a minha). Para fazer a treliçada, abra a massa com um rolo (não precisa colocar farinha na superfície), corte tiras e faça a treliça.
Eu não gosto de pincelar a gema na massa totalmente crua, eu levo a torta ao forno pré-aquecido em 200º e depois de 40 minutos tiro, pincelo gema de ovo e volto para o forno. A minha ficou no total 1h e 30m no forno. Mas isso varia muito, então fique de olho, quando a massa dourar estará pronta.

Essa torta fica deliciosa quente ou fria e no dia seguinte a massa continua ótima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário