quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Molho branco temperadinho

|Vocês já devem ter visto muitas variações desse molho por aí. Eu mesma vario bastante conforme a inspiração do dia, mas o meu preferido é esse: Em uma panela junte: 400ml de leite 1 folha de louro 1 cebola pequena em rodelas grandes 1 dente de alho descascado e cortado em 3 pedaços Uns 10 grãos de pimenta do reino Uma pitada de noz-moscada Assim que essa galera ferver, desligue o fogo, coe e reserve o leite. Aqueça em fogo baixo 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina, junte 2 colheres (sopa) de farinha e mexa bem para a farinha pegar uma cor. Nesse momento vai virar um monte de grumos, fica parecendo uma farofa, não se assuste e continue mexendo. Em seguida, vá pingando o leite que estava reservado aos poucos e desfazendo os gruminhos, até atingir a consistência de creme (tem que ferver para isso). Com o batedor de arame fica fácil deixar o creme lisinho, mas se você não conseguir, é só bater no liquidificador ou no mixer depois. Acrescente sal de acordo com seu gosto. Depois que você desligar o fogo ele vai engrossar cada vez mais, por isso se você notar que ficou muito espesso, é só acrescentar mais leite comum (não precisa estar aromatizado) e mexer fora do fogo mesmo até atingir a consistência ideal. Esse molho pode ser usado em massas e gratinados. Também é possível acrescentar ingredientes como queijos e ervas. Bem versátil. 

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Pastelão assado

Pastelão Assado



Essa receita eu faço há muito tempo! A primeira vez que a vi foi no extinto blog Rainhas Lar. Ela se chamava "rocambole de massa de pastel" e eu até já postei essa receita aqui. Como eu modifiquei um pouco o "modus operandi", resolvi postar novamente porque acho que aprimorei a técnica rs..rs...

Também mudei o nome da receita porque como não faço "enrolado" não acho que seja um rocambole, mas sim um "envelopão". Então acompanhem:


Abra um retângulo com a massa de pastel (aquelas que a gente compra no mercado) do tamanho que desejar e que couber na sua assadeira.
Coloque o recheio de sua preferência no centro. Eu usei queijo e uma mistura feita com tomate, calabresa, cebola e orégano.
Molhe um pouco as bordas da massa com água (isso ajuda a "grudar") e dobre como um envelope, assim:


Coloque em uma assadeira untada com bastante óleo ou azeite com as dobras feitas no pastelão para baixo. Para não grudar eu faço assim: pincelo azeite na assadeira, coloco uma folha de papel manteiga, unto com mais azeite em cima da folha e coloco o pastelão sobre ela. 

Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por 15 minutos. 
Retire o papel, pincele azeite em cima da massa e leve novamente ao forno para dourar sem o papel.
Eu não gosto de dizer a temperatura do forno e nem o tempo que leva para assar porque tem gente que quer seguir à risca e isso nunca dá certo, já que cada forno é de um jeito e muda muito conforme a marca.
Então observe quando a superfície estiver douradinha ele estará no ponto.

* Importante: não use recheio muito úmido ou que solte líquido para não deixar a massa mole. 
Essa receita é "porreta" para quando a gente precisa improvisar um lanche delicioso e rápido de fazer!

Torta de Atum

Torta de Atum



Sabe aquela massinha clássica de liquidificador? Então! Eu acho que combina demais com atum!
Você começa pelo recheio (que na verdade é uma cobertura), misturando:

1 lata de atum (usei o sólido em água);
1/2 cebola pequena picadinha;
1 tomate sem semente picado;
1 lata de seleta de legumes (pode ser aquela que vem metade milho e metade ervilha);
1 colher (café) rasa de sal;
3 colheres (sopa) de salsinha picada;
1/2 colher (sopa) de orégano;
3 colheres (sopa) de azeite;
Pimenta do reino o quanto quiser.


Para a massa, bata no liquidificador:
1 copo de leite (usei o copo de requeijão);
1/2 copo de óleo ou azeite;
3 ovos;
1 e 1/2 copo de farinha de trigo;
1 colher (café) de sal ou tempero completo;
3 colheres (sopa) de parmesão ralado;
1 colher (sopa) de fermento químico em pó.
* sempre que for usar fermento em uma massa de liquidificador, bata todos os ingredientes e adicione o fermento só no fim. Quanto menos ele bater, maior será sua capacidade de fermentação.


Despeje a massa em uma assadeira untada e enfarinhada. Espalhe a cobertura e leve para assar em forno pré-aquecido (200º). Não me perguntem o tempo de forno porque além do fato de que eu nunca na minha vida usei um timer, tem a questão de que cada forno tem seu tempo. Então faz o teste do palito, quando enfiar na massa e sair limpo está boa.

* Tem gente que prefere colocar metade da massa, o recheio e o restante da massa. Eu gosto de colocar por cima mesmo. Aí você decide como quer a sua.

Bolo Invertido de Banana

Bolo Invertido de Banana


Essa também é daquelas receitas que parecem complicadas mas são bem fáceis! Para começar é necessário fazer um caramelo. Eu fiz na própria forma de bolo inglês, na boca do fogão. Coloquei 3 colheres (sopa) de açúcar e esperei derreter em fogo baixo. Juntei 3 colheres (sopa) de água fervente e fui misturando até que os cristais de açúcar derretessem por completo.

Espalhei bem a calda por toda forma, inclusive nas laterais, aí fui "colando" as bananas em tiras no fundo e picadas de qualquer  jeito (kkkk) nas laterais da forma. Eu usei 2 bananas e 1/2.

Para a massa, que eu bati na mão mesmo, usando batedor de arame. Fui misturando: 2 ovos levemente batidos, 2/3 xícara de leite morno, 3 colheres (sopa) de óleo, 1/2 banana amassada (coloquei na massa porque sobrou das bananas que usei para forrar a forma), 2 xícaras de açúcar, 2 xícaras de farinha, 1 colher (café) de canela e 1 colher  (sopa) de fermento em pó. Misturei bem e coloquei por cima das bananas (não precisa untar a forma para essa receita). Levei para assar em 200º (forno pré-aquecido) até dourar.

Importante: 
1. minha forma de bolo inglês não é muito grande e sobrou um pouco de massa (fiz 2 cupcakes). Você pode usar qualquer formato de forma que dá certo.
2. Esse bolo deve ser desenformado ainda quente. Tire do forno, espere 5 minutos só para não queimar a mão e desenforme (sai com facilidade).





Aprimorando



 Fiz a mesma receita só que com nozes e gotas de chocolate na massa. Aí p/ ficar bem ruim eu reguei com um fio de mel! Pense!

Inspiração: Comida de Natal

Inspiração: Comida de Natal



Já se deram conta de que o ano chegou ao fim?Então hoje deixo imagens de comidinhas fofas para inspirar o Natal de vocês! Os links de origem estão abaixo das imagens.

Cerejas mergulhadas em cholate branco e 











Low Carbs

Torre de Berinjela

Low Carbs

Receitinha que estava esquecida por mim até ver algo parecido no instagram do @cabertolazzi (me segue? @panelaterapia) e ficar aguada de vontade de fazer. Aliás no meu insta só dá foto de comida. A galera que eu sigo só posta comida. Suicídio abrir meu instagram em horários inusitados. Tenho vontade de correr para a cozinha às 2h da manhã hahahaha.

Voltando à receita, é ridiculamente fácil! Você fatia uma berinjela (ou quantas quiser) em fatias grossinhas, tempera com sal e pimenta e grelha em uma frigideira untada com um pouquinho de azeite:


Feito isso, em uma assadeira ou refratário untado com azeite você intercala berinjela, rodelas de tomate e queijo. Eu tempero o tomate com sal e orégano. 
O número de camadas você decide, aqui só fiz duas porque não queria que desmoronasse.  Na camada intermediária usei queijo branco, na última usei muçarela e parmesão. Feito isso, é só espetar um palitinho (para manter a torre de pé) e levar ao forno para gratinar.


Eu reguei o prato com molho pesto (que compro pronto), mas pode ser um molho de tomate ou nenhum molho. A folhinha de manjericão também foi só para decorar e dar uma parfumadinha.


Faz aí e me fala se não é uma entradinha (ou prato principal) lindo, saudável, delicioso e rapidíssimo de preparar? Gente, é mesmo muito bom!!!! E dá certo com abobrinha também!


* Antes que eu me esqueça, o resultado do sorteio sai hoje de tarde. 
* Beijo para a Júlia (tomara que eu tenha acertado o nome, sou péssima) leitora queridona que me encontrou no mercado correndo feito doida atrás de um alho poró e uma penca de banana kkkkkkk.








Frango à Pizzaiolo



Eu imagino que o nome dessa receita seja porque leva queijo, molho de tomate, orégano. É uma antiga conhecida minha. Já vi em restaurantes, no site da Nestlé,  Edu Guedes, enfim, é uma receita coringa para dar uma cara nova ao franguinho sem graça. Vale a pena colegas!

Quantidades aqui são menos importantes do que o modo de fazer, óh que fácil:
"Forre" o fundo de um refratário com molho de tomate (pode ser industrializado ou se preferir fazer, eu dei uma receita boa --> aqui). Grelhe alguns filés de frango previamente temperados e deite-os sobre o molho.  Cubra com muçarela (sim, é com "ç"), rodelas de tomate, orégano e manjericão. Se achar necessário coloque uma pitadinha de sal sobre os tomates.


Leve ao forno médio apenas para derreter o queijo e aquecer o molho. Eu gosto de servir com arrozinho branco e batata tipo chips. Assim:


*** IMPORTANTE:
- Se quiser uma versão mais light você pode usar ricota no lugar do queijo.
- Um bom tempero para o frango também faz toda a diferença, eu tempero --> assim

Frango Dijon



Bora sair daquela coisa sem graça que é peito de frango grelhado sem sair da onda light? Coisa básica, fácil de fazer, mas o sabor colega... coisa de outro mundo! Já falei que o segredo é o tempero do frango né?


Tempero (melhor do mundo) para frangos: (quantidade para um peito de frango sem osso cortado em cubos):
1 colher (sopa) de colorau (colorífico);
1 colher (sopa) de mostarda;
2 colheres rasas (café) de tempero comprado pronto (usei alho+sal+pimenta);
4 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu);
4 colheres (sopa) de vinagre ou suco de 1/2 limão;
4 colheres (sopa) de azeite;
30 ml água (coisa de 2 dedinho de um copo).

Envolve o franguinho nessa mistura e deixa marinar por pelo menos 1 hora (mas se fizer no dia anterior é melhor). Agora é colocar os cubos de frango numa frigideira antiaderente, quando dourar você acrescenta 1 colher de (sopa) de Mostarda Dijon (usei a L’ancienne que é a que tem grãos inteiros) e uma colher (sopa) bem generosa de creme de ricota (Tirolez), mistura tudo (se ficar um creme muito grosso, pinga um tiquinho de água). Com arroz branco e saladinha é tudo de lindo!


Talharim de Abobrinha



Retire as cascas da abobrinha (até poderia usar mas eu quis dar uma cor mais uniforme). Com um cortador de legumes retire "fitas" da abobrinha e depois com uma faca, corte 2 ou 3 vezes no sentido do comprimento para ficar como um talharim.


Refogue o talharim de abobrinha em 2 colheres de sopa de azeite. Polvilhe 1 colher rasa (café)  de caldo de legumes em pó e 2 colheres (sopa) de água só para dar uma amolecida.
Agora é só cobrir com o molho de sua preferência. Eu fui de bolonhesa! Eu sou suspeita porque amo abobrinha! Achei uma delícia, se duvidar gosto mais do que com massa tradicional!

Decor Barata para Festas de Fim de Ano

Decor Barata para Festas de Fim de Ano


A organizadora de festas Marcelle Braga dá ótimas dicas de como deixar sua casa linda para o fim de ano e, o melhor, gastando pouco. Alguns objetos simples, como taças e recipientes de vidro, podem se transformar em belos itens de decoração. As cores são sempre entre o verde, vermelho, branco, dourado e prateado. 


 “Não precisa gastar muito dinheiro para fazer uma recepção bonita e elegante. Existem alternativas para isso. As pessoas podem usar os próprios objetos de decoração da casa para adaptar com o estilo natalino”, explica Marcelle.

Confira mais algumas ideias:


Não tem desculpa para não caprichar nas festchenhas heim?

Clericot

Clericot 



Clericot é basicamente vinho branco com frutas. No Uruguai tomei com vinho frisante, mas já vi com vinho branco seco, com espumante, de modo que não conheço a receita original e sou preguiçosa demais para pesquisar "origens", mas sei que independente das variações o resultado não tem como ficar ruim. Vai por mim!



segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Papai Noel de Origami

27 adorável do Natal Origami Tutoriais

Papai Noel tutorial origami
Graças a um dos nossos fãs para compartilhar o projeto origami acima de Santa com a gente no Facebook. Nós fizemos algumas escavações e encontrei um blog maravilhoso que compilou uma tonelada de projetos de origami temáticos do Natal. A maioria de todos tem fotos e um vídeo para que você possa acompanhar com facilidade. O site é apropriadamente chamado de Origami Maniacs - tanta coisa boa!
Aqui está o link para 27 + mais tutoriais de Natal ...

Origami Maniacs - X-Mas Detalhes no Arquivo

Crédito de imagem: anythingiwannawrite.com
Best Christmas Decorations Sale, Buy New Christmas Decorations Here!